A Prefeitura de Taubaté confirmou, na última sexta-feira, 27 de março, um óbito por febre amarela no município, após resultado laboratorial emitido pelo Instituto Adolfo Lutz. A vítima é um menino de 12 anos, morador do bairro Bardan, que faleceu no início de março. A origem da infecção ainda está sendo investigada.
De acordo com a administração municipal, a declaração inicial de óbito apontava choque séptico decorrente de Covid-19. Outros membros da família também apresentaram resultado positivo para a doença no mesmo período. No entanto, por solicitação da Vigilância Epidemiológica, foram realizados novos exames, cujos resultados, entregues no dia 26, indicaram resultado reagente para febre amarela. A confirmação da infecção veio no dia seguinte, após análise.
Diante do caso, a Secretaria de Saúde intensificou as ações de prevenção, com busca ativa de pessoas não vacinadas nos bairros Bardan e Ana Rosa. Equipes realizam visitas domiciliares e reforçam a importância da imunização na rede municipal.
A Prefeitura também destacou mudanças no cálculo da cobertura vacinal adotadas pelo Governo do Estado em 2025, que passou a considerar pessoas efetivamente vacinadas com base em dados nominais da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), tornando o índice mais preciso.
Com o novo modelo, a cobertura vacinal contra febre amarela em Taubaté está em 34,35%, o equivalente a 90.352 doses aplicadas, número abaixo do ideal de 95% recomendado pelas autoridades de saúde.
A Secretaria orienta que a população procure a unidade de saúde mais próxima para atualizar a caderneta de vacinação, reforçando que a imunização é a principal forma de prevenção contra a doença. No Quiririm, a vacina é aplicada no PAMO localizado na Rua João Botossi, 150 – Quiririm, das 8h às 11h e das 12h30 às 14h30.
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
















Deixe um comentário