A Prefeitura de Taubaté parabeniza nesta quarta-feira, 20, o cantor Renato Teixeira, que completa 70 anos. O cantor será o grande homenageado da 55ª edição da Festa do Folclore, que acontecerá no mês de agosto em Taubaté.

Um musical em tributo ao artista reunirá músicos da cidade e da região apresentando releituras dos clássicos que marcaram a carreira de Renato Teixeira. A apresentação reunirá nomes importantes da música regional.



 

A homenagem será realizada na 55ª Festa do Folclore, mais conhecida como Festa da Imaculada. O tributo acontece pela ligação que o cantor tem com o bairro, eternizado por ele em 1979 na canção “Morro da Imaculada”. Além disso, o cantor idealizou o projeto “Trilha da Imaculada”, roteiro ecológico e turístico que tem como uma das propostas posicionarem estrategicamente o bairro das Figureiras de Taubaté como polo cultural.

“Renato Teixeira é um amigo, mas acima disso, uma pessoa que admiro pela sua arte e pelo seu amor a nossa cidade. Um torcedor do Burro da Central, que através de sua música e sua prosa, propaga pelo mundo afora o taubateanismo. Renato é um taubateano de carteirinha, daqueles de se orgulhar e principalmente admirar. Parabéns, meu amigo” disse o prefeito Ortiz Junior, em homenagem ao cantor.

“É muito gratificante falar de Renato Teixeira. Um cantor e compositor de respeito e que tem dedicação e valoriza a Cultura e as raízes da cidade. Renato transmite amor e alegria em suas músicas. Ele canta Taubaté: ‘No morro da Imaculada tem Divino, Congada e Moçambique também. Eh, violeiro. Violai que é domingo Imaculada, tradição dos puros figureiros’. Parabéns, Renato”, completa a secretária de Turismo e Cultura, Martha Serra.

Renato Teixeira

Renato Teixeira nasceu em 20 de maio de 1945 em Santos, litoral paulista. Passou a infância em Ubatuba, vindo aos 14 anos para Taubaté, onde viveu até os 24 anos. No início dos anos 1960 trabalhou como radialista na Rádio Difusora de Taubaté, onde através do discotecário Theodoro Arrael tomou conhecimento da música sertaneja. Mudou-se para São Paulo em 1967 e no mesmo ano estreou sua carreira artística ao lado do também novato Milton Nascimento. Ao lado de Almir Satter, Rolando Boldrim e Sergio Reis é considerado um dos pilares da Música Caipira nacional. É autor de clássicos da música brasileira como “Romaria”, “Frete”, “Amanheceu”, “Morro da Imaculada”, “No Vale”, entre outras.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *