A Vigilância Epidemiológica de Taubaté informa que foram registrados dois casos suspeitos de febre amarela em pacientes do município e um caso suspeito da doença em um paciente de Pindamonhangaba. Nos dois casos de Taubaté, houve histórico de viagens a locais com risco da doença. Os três pacientes estão internados em hospitais de Taubaté e o quadro de todos é estável.

O primeiro paciente de Taubaté é do sexo masculino e tem 38 anos. Ele foi internado no dia 21 de janeiro e esteve na cidade de Passos (MG). O segundo paciente do município é do sexo masculino, tem 12 anos, e viajou para a cidade de Alagoa (MG). Este jovem foi internado no dia 23 de janeiro. O paciente de Pindamonhangaba também é do sexo masculino e tem 41 anos. Ele foi internado em 21 de janeiro.



 

Primatas

A Vigilância Epidemiológica também confirma o resultado positivo para febre amarela Silvestre em um macaco encontrado morto ao final do ano passado no bairro do Areão. Amostras do caso mais recente, de um primata morto na Vila Costa, ainda está em análise no Instituto Adolfo Lutz.

De acordo com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Taubaté, entre fevereiro do ano passado e janeiro deste ano foram enviadas amostras de 12 animais para análise no instituto. Foram 10 casos negativos, 1 caso positivo e outro em análise.

Campanha

Uma estrutura envolvendo 27 unidades de saúde e 200 profissionais foi montada para o atendimento à população de Taubaté durante a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela com as doses fracionadas.
A campanha começa na quinta-feira, dia 25 de janeiro, e segue até 17 de fevereiro. Durante o período da campanha, as unidades vão funcionar sem intervalo de almoço, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Além disso, quatro unidades estarão com horário estendido de atendimento ao público, até as 20h. São elas as UBS Mais Independência, Fazendinha, Mourisco e Aeroporto.

Na zona rural, serão quatro postos fixos montados nas unidades do Barreiro, Monjolinho, Pinheirinho e Registro. Em 3 e 17 de fevereiro, os “dias D” da campanha, está prevista a participação de 15 equipes volantes em atividades casa a casa na zona rural, considerada prioritária para a vacinação. Não vai haver vacinação na zona urbana nestes dias.

O objetivo da campanha é garantir uma cobertura vacinal equivalente a 95% da população de Taubaté.

Confira os locais para vacinação contra a febre amarela em Taubaté:

Taubaté amplia postos de vacinação contra a febre amarela

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *