Arte: Divulgação/SetembroAmarelo

Um estudo feito pela Vigilância Epidemiológica de Taubaté fez um comparativo entre o ano de 2017 e o ano de 2018 até o mês de agosto que alerta para o aumento no número de casos de tentativa de suicídio na cidade.

O resultado aponta 72 tentativas sendo 11 casos consumados em 2017 contra 123 tentativas sendo 9 casos consumados até o dia 15 de agosto deste ano. Os dados mostram um aumento de 70,6% no número de tentativas em 2018.



 

Em relação ao levantamento deste ano, as faixas etárias predominantes apontam para jovens de 21 a 30 anos (36 casos) e 16 a 20 anos (31 casos) sendo o envenenamento o método mais procurado (97 casos).

Além disto, as tentativas envolvem, em sua maioria, o público feminino (83 registros). Este perfil é semelhante à realidade do país.

De acordo com o Ministério da Saúde, a existência de Caps (Centro de Atenção Psicossocial) nos municípios reduz em 14% o risco de suicídio. Taubaté possui atualmente o Caps AD, voltado ao tratamento do consumo de álcool e outras drogas, o Caps I, destinado ao público infantojuvenil, e o Caps II, que atende portadores de transtornos mentais.

Setembro Amarelo – Como obter ajuda:

Teve início em todo o país, no dia 1º de setembro, a campanha Setembro Amarelo. A ação é promovida desde 2015 e visa a conscientização a respeito do suicídio no Brasil, no mundo e suas formas de prevenção.

A Prefeitura de Taubaté promove ação para estimular o debate a respeito do suicídio em atenção ao Setembro Amarelo.

O serviço do fonevida (0800 780 1122) será requalificado, por meio de uma parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV). O atendimento telefônico gratuito 24 horas, que até então tinha como principal foco o acolhimento de pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas, também passa a fazer a escuta qualificada para casos dentro deste novo perfil.

Um fórum sobre o suicídio acontece no dia 14 de setembro na Câmara de Taubaté com a presença de especialistas de vários setores e é aberto ao público.

O Setembro Amarelo também será abordado por meio de atividades com os alunos dos programas esportivos do ComUnidade em Ação, e no dia 26 de setembro no Sedes uma tarde dedicada ao tema será realizada.

Acesse o site http://www.setembroamarelo.org.br/ e curta a página Setembro Amarelo no Facebook.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *