Foto Ilustrativa - Créditos: P.M.T.

A Vigilância Epidemiológica de Taubaté confirmou na última quarta-feira (16), o primeiro caso de febre amarela contraída na cidade. Além desse, outro caso positivo importado da doença foi registrado.

O paciente, um jovem de 14 anos, é morador do bairro Chácara Silvestre e segundo a Vigilância Epidemiológica, a família do paciente se recusou a receber as doses da vacina durante a campanha casa a casa realizada em Taubaté. Apesar do susto o jovem já recebeu alta e passa bem.

Não houve histórico de deslocamento do rapaz para outros municípios. A suspeita de febre amarela foi notificada no dia 16 de abril e em 18 de abril foram realizadas ações de bloqueio e nebulização por parte da equipe do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos).

O resultado do exame foi encaminhado pelo Instituto Adolfo Lutz na última semana e a família recebeu a visita de representantes da Vigilância Epidemiológica na última segunda-feira e também foi realizado um reforço vacinal em um raio de 300 metros da residência pela equipe de ESF (Estratégia de Saúde da Família). A vacina é a melhor forma de se prevenir a doença.

Vacinação:

Todas as 35 unidades de saúde de Taubaté que dispõem de salas de vacinação devem aplicar as doses da vacina no período compreendido entre 9h e 14h30, dentro do horário de funcionamento de cada local. A padronização do horário ocorre para evitar o desperdício de doses da vacina. Após a abertura do frasco com as doses, o prazo para a aplicação da vacina é de até seis horas.

Balanço:
A campanha em Taubaté vacinou mais de 256 mil pessoas. Foram notificados até o momento 20 casos suspeitos de febre amarela, com um caso positivo importado, um caso positivo contraído na cidade e 18 descartados.

Em caso de dúvidas ou mais informações, a população pode entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica de Taubaté pelo telefone 3629-6232.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *