Ortiz Junior (PSDB) comemora votos recebidos com sua mulher Mariah e seu vice, Edson Oliveira - Foto: Quiririm News

O dia de eleições municipais foi tranquilo para o eleitor na cidade de Taubaté, que viu nesse domingo (02), o candidato a prefeito Ortiz Jr (PSDB), receber cerca de 70 mil votos, fazendo com que o candidato teoricamente vencesse a eleição em primeiro turno. Em segundo lugar Pollyana Gama (PPS) recebeu pouco mais de 36 mil votos e José Saud (PMDB) ficou em terceiro lugar com 23.742 votos.

Apesar do resultado favorável ao tucano, Ortiz Jr, não pôde ser oficialmente nomeado como prefeito, já que concorreu a eleição “sub-judice” e os votos destinados ao candidato foram anulados até que o recurso seja julgado, assim, Taubaté, teve sua eleição suspensa.



 

O Juiz Eleitoral de Taubaté, Paulo Roberto, esclareceu a situação que a cidade atravessa no momento eleitoral, “Nós temos em andamento dois jogos, ou seja, duas competições, a do primeiro turno de 2016 que estamos vivenciando nesse momento e o jogo anterior de 2012. Então como tem candidato “sub-judice”, nós temos que aguardar os resultados dos recursos para que possamos definitivamente proclamar os eleitos”, explica o juiz eleitoral.

Dr. Paulo Roberto, Juiz Eleitoral de Taubaté esclarece a situação – Foto: Quiririm News

Uma definição do resultado deve ser apresentado até a data limite de 01 de novembro, quando o juiz eleitoral convoca a junta eleitoral para que possam definir o resultado.

“Esses votos (em Ortiz Jr.), estão contados em separado, se ele ganhar o recurso, eles são contados no total, se ele perder, nós vamos ver. A legislação prevê uma possibilidade de anulação da eleição”, esclarece Dr. Paulo Roberto, que ressalta, “Está suspensa (a eleição), não tem segundo turno pelas nossas previsões e os dados que nos chegaram. Agora é aguardar, esperar mais um mês que aí resolve”, conclui.

Em caso de vitória do recurso de Ortiz Jr, em que os votos a ele conferido sejam validados, os outros candidatos, se assim quiserem, também podem entrar com recurso sobre a decisão da Justiça Eleitoral.

Festa na avenida do Povo:

Mesmo com o a pendência judicial, logo após o anúncio do resultado de 100% das urnas apuradas, Ortiz Jr., ao lado do seu vice Edson Oliveira, estiveram junto com eleitores na dispersão da Avenida do Povo em Taubaté comemorando o resultado com bandeiras, música e rojões.

“Era exatamente o que a gente esperava, a gente teve a maioria dos votos no primeiro turno né, então a gente conseguiu essa vitória. A Justiça Eleitoral teve a decisão serena de aguardar o julgamento dos recursos, os votos foram totalizados e somados, era essa nossa preocupação, que se atendesse o que realmente a legislação eleitoral estabelece, que é a totalização da soma dos votos”, disse em coletiva Ortiz Jr., que aproveitou para agradecer aos eleitores, “Estou muito agradecido, só tenho a agradecer a população e a Deus, olha toda a dificuldade que a gente passou”.

Ortiz Jr. conversou com a imprensa após resultado da apuração das urnas – Foto: Quiririm News

Questionado sobre a situação jurídica de sua candidatura, Ortiz Jr expôs a estrategia para reverter a decisão de 01 de agosto do Superior Tribunal Eleitoral, que cassou os direitos políticos do candidato e o deixou inelegível por 08 anos.

“Eu confio muito na justiça, que a gente vai poder assumir e governar a cidade por mais quatro anos. Ainda temos dois recursos, um deles está lá no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para ser julgado nos próximos dias. E tem o recurso, que esse sim é o mais importante, que é o recurso que pretende rever a decisão do dia 1 de agosto, que foi aquela decisão de 4 a 3, que essa que eu me refiro que houve uma grande injustiça”, afirma Junior.

Com tudo, Ortiz Junior disse não se sentir ainda o vitorioso, “A gente ainda não ganhou a eleição, a eleição para a gente vencer, precisa desse julgamento no tribunal, a gente ganhou nos votos e isso sem dúvida nenhuma é um motivo para agradecer hoje”, confia Ortiz Jr.

Veja o resultado completo da eleição para prefeito da cidade de Taubaté:

Pollyana Gama (PPS) – 36.006 votos – 49,1%

Saud (PMDB) – 23.742 votos – 32,4%

Isaac do Carmo (PT) – 8.426 votos – 11,5%

Professor Silvio Prado (PSOL) – 2.259 votos – 3%

Vera Saba (PMB) – 1.496 votos – 2%

Donizeti Lousada (PSDC) – 1.339 votos – 1,8%

#Ortiz Júnior (PSDB) – 74.589 votos – o candidato teve a candidatura indeferida, mas recorre da decisão. Ele não teve os votos validados.

Clique aqui e veja todas as notícias recentes do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *