Cia do Sol - Família Porpeta diverte os visitantes durante a festa - Foto: Quiririm News

Durante a Festa da Colônia Italiana de Quiririm, as pessoas não só podem conhecer um pouco mais da gastronomia e cultura da Itália, como também se divertir com o teatro de rua e interagir com os personagens que rondam a festa. O evento tem a participação de três grupos de teatro: Fabricando Arte, Cia do Sol e a banda Embromare! Cada uma delas com um trabalho diferente, mas com grande aceitação do público.

A estudante Luiza Kesselring, é de Fortaleza, mas mora em Taubaté há um ano e não conhecia a festa. Ela diz que se surpreendeu com as opções gastronômicas e com a organização do evento, além de ter gostado também do teatro, “Achei os personagens muito engraçados e é legal não só para as crianças, mas para os adultos também”. A mãe dela, Rita de Cássia Kesselring, que veio à cidade a passeio foi bem objetiva sobre o que achou da festa, “É tudo muito lindo”.



 

A visitante Ana Paula dos Santos de Paula, de São José dos Campos, veio à festa pela terceira vez consecutiva e trouxe os três filhos para acompanhar, “Acho bem bacana o teatro porque eles interagem com as crianças, então é muito legal para eles também”, ressaltou Ana Paula.

Quem faz?

O grupo Fabricando Arte faz teatro de rua, apresentações de fantoche e interatividade com os personagens da Trupe da Massa. “Acho que traz um pouco mais de cultura para a população, a gente faz um teatro de rua itinerante, que vem da “commedia dell’arte”, que é de origem italiana”, explica Tiago Giles, um dos responsáveis pelo grupo, composto por nove pessoas.

20

Com muito carisma e diversão a Trupe da Massa arranca sorrisos por onde passa – Foto: Quiririm News

A Cia do Sol participa há 10 anos da festa com a família Nostra Porpeta, que já é bem conhecida entre os visitantes. “Com o tempo a gente foi criando uma relação grande com o público, tem até pessoas que conhecemos desde criança, e que até hoje temos esse vínculo por causa da festa. E olha, nós sempre participamos de várias festas em outros lugares com os mesmos personagens, e não tem festa mais calorosa do que a festa de Quiririm”, destaca Alexandre Vila, diretor da companhia, que interpreta Nonna, a matriarca da família. Eles fazem esquetes, cantam, dançam, e se relacionam com os visitantes da festa.

Já a banda Embromare! é o grupo que participa há mais tempo da festa, desde 2003, com apresentações teatrais e musicais. “O projeto foi montado especificamente para a festa de Quiririm e sempre temos uma recepção maravilhosa do público”, afirma Julio Quissak Junior, responsável pelo grupo, que também participa das apresentações com o personagem Jujuba.

Embromare!

Com muita arte, Embromare! encanta os visitantes – Foto: Rebeca Caballero

Se você quer conhecer todos esses personagens, ainda dá tempo! A festa de Quiririm vai até o dia 03 de Maio, com essas e outras apresentações culturais, como o ballet Italiano, apresentações musicais e os tradicionais grupos folclóricos italianos.

 

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *