Talyta Valerio é a Santa Lucia de Quiririm - Foto: Quiririm News
Um das tradições mais aguardada (principalmente pelas crianças), é a passagem da Santa Lucia. Anualmente em dezembro, próximo ao dia 13 (que é o dia oficialmente comemorado pela igreja católica), moradores do Distrito já se preparam para ver de perto a Santa, conhecida como santa milagreira dos olhos.

Há mais de 20 anos a passagem da Santa Lucia enche de fé os mais velhos e leva brilho aos olhares das crianças, que aguardam a data para levar o capim para o burrinho que puxa a charrete e ganhar doces da Santa, que é personificada pela moradora de Quiririm, Talyta Valerio.

Quase como uma procissão, os moradores de Quiririm com seus filhos e netos acompanham todo o trajeto da Santa, que passa pelo quadrilátero histórico de Quiririm.



 

Moradores seguem com a Santa Lucia pelas ruas de Quiririm – Foto: Quiririm News

Os preparativos começam dias antes, com a arrecadação do dinheiro para a compra dos doces, que são distribuídos gratuitamente, a confecção do manto da Santa e os enfeites de sua charrete. Esta tradição teve início quando Dheminho Canavezzi e Telma Magalhães Bastos tiveram a ideia. Anos se passaram e a tradição continua passada de geração em geração perpetuada por Marcia Valerio, Fábio Scarenzi, Beto Forini e Telma Magalhães. Este ano, em média 400 saquinhos com doces foram distribuídos.

Clique aqui e veja todas as notícias recentes do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *