Foto Ilustrativa - Créditos: Rebeca Lazarini
Não existe época mais gostosa do ano para realizar atividades ao ar livre e curtir os dias ensolarados do que o verão. Porém, é nessa estação também que os cuidados com a pele devem ser redobrados. Uma coisa a gente sabe: o uso do protetor solar é obrigatório. Mas, com os raios solares em sua potência máxima, o risco de queimaduras, alterações e até mesmo doenças, como o câncer de pele, é maior, exigindo assim, alguns cuidados à mais.

Leila Maria Gonçalves Coura, docente do Senac São José dos Campos na área de beleza e estética, explica que com o aumento de atividades como praia, piscina e exercícios físicos ao ar livre, a pele fica sofrida. O calor, bem como ambientes com ar-condicionado, pode causar desidratação e envelhecimento da pele. Dessa forma, hidratar e protegê-la devem estar no topo de nossas prioridades.

“No verão é importante o uso de chapéu, óculos de sol e roupas de algodão nas atividades ao ar livre. Outra dica importante é evitar a exposição ao sol entre as 10 horas até por volta das 17 horas, que é o horário em que a radiação ultravioleta é mais forte e a incidência de sol é maior”, orienta a docente.



 

Durante a rotina do dia a dia, precauções que garantam a proteção contra os malefícios dos raios ultravioletas (UV) também são necessários na mesma proporção para qualquer tipo de pele, sem diferenciação de cor.

“No verão, todo o cuidado é pouco. A hidratação diária com produtos adequados ao seu tipo de pele, junto ao uso contínuo do filtro solar, que deve ser aplicado várias vezes ao dia e não somente nos momentos de lazer. Os produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) 15 ou 20, já são ideais para o cotidiano, e os com FPS 30 ou superior são recomendados para uma exposição mais longa ao sol”, finaliza Leila.

Vale ressaltar também que, por conta das altas temperaturas no verão, perdemos maiores quantidades dos líquidos do organismo, pois suamos e salivamos ainda mais. Por isso, beber água é fundamental para a hidratação contínua do nosso corpo nos dias mais quentes.

Clique aqui e veja todas as notícias recentes do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *