Featured Video Play Icon

Na última terça-feira, 20 de fevereiro, os vereadores de Taubaté aprovaram em primeira votação, o projeto de lei 26/2023, de autoria da Comissão de Legislação Participativa, que altera o significado da estrela que representa o Distrito de Quiririm, na bandeira da cidade de Taubaté.

A modificação se refere à expressão “Distrito de Quiririm”, que passa a ser somente “Quiririm”, no significado da estrela que fica no canto superior esquerdo da bandeira de Taubaté.



 

A justificativa da proposta explica que a sugestão foi apresentada pelo munícipe Carlos Espírito Santos de Gouvêa. O argumento do munícipe é que, “quando foi editada a Lei 1.358, de 14 de julho de 1972, o município era composto por dois distritos: o distrito sede e o distrito de Quiririm.

De acordo com a Câmara de Taubaté, “A correção que se propõe é apenas textual, sem prejuízo ao desenho da bandeira, porém, acrescenta ao texto o registro da criação e extinção do distrito de Quiririm”, disse o texto no site da Câmara Municipal.

Mas um parecer técnico emitido pela Diretoria Legislativa propôs uma reflexão sobre o assunto já que as Constituições Federal e do Estado de São Paulo delegam aos municípios a divisão territorial em distritos, mediante lei municipal, garantida a participação popular. Assim, somente a aprovação de uma lei municipal poderia levar à extinção de um distrito, e isso não ocorreu em Taubaté, informa a Câmara da cidade.

O documento deve passar por segunda votação antes de ser encaminhado ao Prefeito José Saud (PP), que pode sancionar ou vetar o projeto de lei.

Assista a vídeorreportagem completa!

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Um comentário para “Vereadores de Taubaté aprovam projeto de lei que visa adequar o significado da estrela na bandeira de Taubaté”

  1. Telma Magalhães

    A cidade precisando de tantas soluções urgentes e necessárias para a população de Taubaté, Quiririm com tantas outras necessidades mais prementes e seus vereadores “correndo” para retirar o título de Distrito, que continuará ser conhecido como tal…. Nenhum deles parece preocupado com a construção dos enormes prédios no entorno, que isso sim impactará na Educação, na Saúde, na Segurança do Distrito de Quiririm. Não parecem se importar em fazer bons Projetos de troca e àrborização do Distrito e da própria cidade de Taubate. Da Coleta Seletiva do lixo…nem se lembram…das lâmpadas queimadas nas vias públicas, nem se fala….e eles preocupados se a Estrela da Bandeira terá ou não a identificação de Distrito ou não. Triste…

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *