Completamos um ano de pandemia da Covid-19 e sabemos o quanto é difícil conviver com todas essas mudanças repentinas e incertezas. O sentimento medo faz parte do processo, mas não podemos permitir que ele nos imobilize. A inquietação mental agravou-se diante dessa situação. O medo traz prejuízos na saúde mental.

É importante lembrar que esses momentos são fases e toda fase é passageira, algumas demandam mais tempo, mas assim como existe início, também existe o fim.



 

Procrastinamos muito sobre as nossas ações, não podemos estagnar no tempo, é preciso reagir.

A mente constrói cenários catastróficos e estimula o surgimento precoce da ansiedade e do medo, o organismo fica em hiper vigilância e isso ativa a liberação de cortisol, o conhecido hormônio do estresse. Desta forma contribui para o surgimento de emoções e pensamentos negativos que se não tratados, podem se tornar em um transtorno mental, a depressão.

É vital aprender a administrar o medo para que ele não tome uma proporção maior.

Para ajudar a enfrentar essa etapa da vida é preciso:

-Identificar e reconhecer o seu medo;

-Criar habilidades, como estratégias para administrar esse medo também são importantes;

-Tomar medidas de prevenção para amenizar os riscos;

Ruminar pensamentos negativos não é saudável, mude sua perspectiva. Tenha um olhar para as coisas boas que existem na sua vida. Busque por histórias de superação, empreendedores que se reinventaram, se descobriram para obter uma renda ou pessoas que foram altruístas e ajudaram o próximo.

Procure ferramentas de distração, tais como assistir o filme ou série favorita, escutar músicas que mais gosta, fazer artesanato ou uma pintura.

Aproveite para colocar a conversa em dia, brincar com seu bicho de estimação, adquirir mais formação através de cursos online e diminua a frequência de atualização de informações. Leia um livro!

Faça aquilo que te deixa feliz, criando hobbies, eles te ajudam a liberar tudo o que está entulhado dentro de você.

Procure a ajuda de um psicólogo para saber lidar com o medo de uma maneira mais eficiente.

Eu sou Jéssica Outani, Psicóloga Cognitiva Comportamental e espero ter te ajudado. Acompanhe todas as segundas-feiras minha coluna sobre psicologia comportamental aqui no Portal Quiririm News.

Jéssica Outani – CRP:128.720/06
Psicóloga Cognitiva Comportamental

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *