Centro de Monitoramento do COI - Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

Após ser alvo de uma ação criminosa, onde uma câmera do COI (Centro de Operações Integradas) foi derrubada no último dia 15/09, situada na esquina da rua Firmo Mendes Castilho com a Rua Leonilda Lucia Alves, no Cecap, quando um motorista de caminhão de coleta de lixo foi rendido e obrigado a bater o caminhão contra a câmera, o Prefeito Ortiz Junior (PSDB), anunciou durante o evento de reinauguração da Quadra coberta de Quiririm, nesta sexta-feira,26, a instalação de mais 5 câmeras de monitoramento no Cecap.

“A gente tem já no planejamento da prefeitura a ampliação do número de câmeras, nós temos 100 hoje na cidade, com 99 funcionando, infelizmente só essa do Cecap está fora de funcionamento”, disse o prefeito, que ressalta, “É onde a gente tem enfrentamento, onde tem uma reação mais agressiva pelo fato da presença do COI, que a gente entende que é ali onde temos que ampliar o serviço, na medida que á uma reação do crime e do tráfico a esse sistema. A ideia é ampliar mais 5 câmeras para que se o crime reagir contra uma câmera teremos mais 4 funcionando, vamos insistir porque tem dado resultado, se a gente incomoda e ocupa espaço e tem reação é porque realmente  ali é o lugar certo para ampliar, então a gente deve ampliar na região (do Cecap) toda”, afirma Junior.



 

De acordo com o prefeito, a estimativa é de que até 2016 estejam funcionando na cidade 400 câmeras. Para o ano que vem (2015) o número pode variar de mais 100 ou até 150 câmeras novas, dependendo do orçamento da prefeitura.

Para tentar solucionar o problema de derrubada de câmeras, o prefeito vai reforçar as bases de sustentação, “A gente pode adotar o sistema que adotamos lá no Imaculada e no Esplanada, uma base fixa de concreto chumbada no chão, que dá uma resistência maior ao poste, e isso inviabiliza a derrubada com veículo auto-motor, a ideia é que a gente reforce a base para manter elas funcionando”, explica Ortiz.

Para o bairro do Cecap, a previsão de substituição da câmera derrubada é de 30 dias, já a implantação das 5 novas câmeras fica para fevereiro de 2015.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *