Imagem feita pela câmera no momento da abordagem policial - Foto: Divulgação P.M.T.

O COI (Centro de Operações Integradas) completa nessa segunda-feira, dia 29, um ano de sua implantação. A Secretaria de Segurança Pública de Taubaté divulga um balanço de dados que demonstram a redução nos índices de criminalidade na cidade.

O COI iniciou suas atividades com 100 câmeras e em menos de um ano já teve seu sistema ampliado. No período foram registradas quase 3.400 ocorrências.



 

Hoje, com 102 câmeras, que vigiam 24h diversos pontos da cidade, o COI é uma central de monitoramento que integra o trabalho das forças de segurança (Polícia Militar, Guarda Municipal, Bombeiros, Defesa Civil), além da Secretaria de Mobilidade Urbana, que acompanha as questões relacionadas ao trânsito; a Fiscalização de Posturas, que verifica principalmente o descarte irregular de lixo e entulho; e ainda auxilia no chamado às ambulâncias em ocasiões de acidentes.

De acordo com a Prefeitura, já foi dado início à instalação de novos equipamentos, restando mais 28 unidades já em processo de implantação.

Números na cidade de Taubaté:

Das quase 3.400 ocorrências registradas neste primeiro ano, 1.831 tiveram a Polícia Militar acionada para deflagrar operações e abordagens que culminaram com 114 apreensões, por motivos como: vandalismo, invasão de prédio público, captura de foragidos, encaminhamento de suspeitos aos distritos policiais, brigas, furtos, posse de armas e entorpecentes, embriaguez, resistência à abordagem policial, tráfico de drogas e crime eleitoral.

Nas demais, elas foram dirigidas ao Corpo de Bombeiros (255), trânsito (452), Defesa Civil (23), ambulâncias municipais (46), Guarda Municipal (574), fiscalização de posturas (81) e naturezas diversas (228).

Dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo indicam a redução de 38% no número de roubos de veículos, 42% de queda na modalidade tráfico de entorpecentes, 25% de diminuição nos casos de homicídio e 83% nas situações e latrocínio. Esta estatística compara os números apresentados nos anos de 2012 e 2014.

Quiririm e Cecap:

Em estimativas de Junho a Dezembro de 2014, foram registradas cinco ocorrências pelas câmeras do COI em Quiririm, já em

coi

Momento em que a PM aborda suspeito – Imagem feita pelo COI – Divulgação PMT

janeiro a junho de 2015, 20 ocorrências foram registradas.

Outro ponto de monitoramento do COI é no Cecap 3, onde em 2014 também de junho a dezembro cinco ocorrências foram registradas, em 2015 de janeiro a junho nove ocorrências foram recebidas pelo COI.

Entre as ocorrências estão, suspeitos de furto, roubo e identificação de um foragido como divulgado pela matéria realizada em 2014.

Leia mais:

Procurado é preso em Quiririm após ser flagrado por câmera do COI 

 

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *