Prefeito e autoridades durante cerimônia - Foto: Quiririm News

A pedra fundamental e uma cápsula do tempo simbólicas ao início da construção da primeira fábrica da SCOMI, fabricante de monotrilhos da Malásia em território brasileiro, foi colocada nessa quinta-feira (10), em um terreno no município de Taubaté-SP.

O terreno de 98 mil metros quadrados, terá o investimento inicial de R$50 a R$60 milhões e vai produzir, além de equipamentos metroferroviários, os trens para a linha 18 – Bronze e 17 -Ouro do monotrilho da cidade de São Paulo.



 
Foto:

Planta da Scomi unidade Taubaté – Foto: Quiririm News

“A expectativa é apenas para gerar negócios e empregos, entregar os nossos projetos. Temos dois projetos agora, o 17 e 18, ambos queremos um nível de nacionalização, por isso tem que ter essa fábrica, então primeiro é para entregar os nossos projetos e indiretamente vamos estimular a economia local”, explica o Presidente da Scomi no Brasil, Hilmy Zaini Zainal.

O início da operação na fábrica de Taubaté está previsto para o segundo semestre de 2016. Serão 6 prédios a produzirem monotrilhos e Veículos Leves sobre Trilhos, os VLTs. A expectativa é de que a empresa atenda também o mercado de outros países da América do Sul e do Norte, gerando 500 novos postos de trabalho.

Ortiz Junior SCOMI

Prefeito Ortiz Junior discursa durante cerimônia – Foto: Quiririm News

Hilmy Zaini Zainal, presidente da Scomi no Brasil

Presidente da Scomi no Brasil, Hilmy Zaini Zainal – Foto: Quiririm News

 

 

 

 

 

 

 

 

“São 500 empregos diretos, e para cada direto, dois ou três indiretos, então, na totalidade, quando a fábrica estiver produzindo a pleno emprego, em um ano a gente pode ter uma perspectiva de 1.500 empregos. O fato é que em um curto espaço de tempo nós vamos ter quinhentas pessoas trabalhando aqui”, projeta o Prefeito de Taubagé, Ortiz Junior.

A fábrica Scomi está presente em 30 países e atualmente é responsável pela operação do monotrilho de Mumbai, na Índia, “A gente inicia agora um novo arranjo produtivo que é o ferroviário. É um novo vetor, assim como 30 anos atrás representou o vetor automotivo para  a cidade, a gente inaugura o vetor ferroviário. Taubaté será sem dúvida nenhuma, faltando mais uma passo que a gente precisa dar, trazendo a fábrica de metrô no Brasil da Alstom para Taubaté, e  a gente vai ser a capital nacional da indústria Ferroviária no Brasil”, conclui Ortiz Junior.

Foto:

Terreno da Fábrica da Scomi do Brasil  – Foto: Quiririm News

Leia também:
Fábrica de monotrilhos se instala em Quiririm

Clique aqui e veja todas as notícias mais recentes do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *