Escrito em por & arquivado em Destaques, NOTÍCIAS, Slider.

Iniciada em fevereiro de 2016, as obras de revitalização do quadrilátero histórico do Distrito de Quiririm, financiado pelo Governo do Estado através do FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos) e realizada pela Prefeitura de Taubaté, pode ser concluída apenas em janeiro de 2018, dois anos após o seu início. Prazo inicial de conclusão da obra era dezembro de 2016.

O Prefeito de Taubaté Ortiz Junior (PSDB), esclareceu em entrevista exclusiva ao Portal Quiririm News, que o último repasse proveniente do FID  já foi depositado, entretanto, encontra-se bloqueado e que por isso as obras se encontram paralisadas.

“O recurso está depositado em uma conta, a mesma conta do convênio. É a última parcela, realmente há um bloqueio em razão de um termo aditivo de prazo e um termo aditivo de obras, que acabaram sendo feitos, que a própria comunidade pediu, que são aquelas guias rebaixadas, os canteiros, enfim, algumas alterações de obras na praça. Então é esse termo aditivo de alterações que eu aguardo a aprovação pelo FID para que a utilização do dinheiro seja feita para as últimas medições, mesmo assim, a obra foi retomada, eu conversei com o proprietário da empresa e disponibilizou os pedreiros para iniciar a obra. A expectativa é que nos próximos 15 dias o dinheiro seja liberado e já vai ter medições adiantadas para a gente poder fazer o pagamento e a conclusão definitiva, que é o palco”, explica Ortiz Junior em entrevista concedida em 10 de outubro.

No início do mês de outubro, aproximadamente por três dias, homens retornaram ao trabalho, entretanto, há cerca de 20 dias que a obra voltou a paralisação.

Novamente questionada sobre o assunto nesta semana, a Prefeitura de Taubaté informa que até o momento ainda não foi realizado o desbloqueio da verba do FID, mas garante que “Está agendada para a próxima semana uma reunião entre Secretaria de Obras e um superintendente do FID para avaliação do andamento da obra e posterior liberação do recurso”.

Falta de bancos da praça Antônio Naldi (Igreja Matriz):

Reclamação recorrente de moradores e visitantes, a falta de bancos na Praça Antônio Naldi, praça que abriga a Igreja Matriz e o Mirante (Belvedere), também foi explicada pelo prefeito Ortiz Junior. Visitada por muitas crianças e pais, há mais de um ano que moradores próximos improvisam com suas próprias cadeiras e outros visitantes sentam no chão.

“Os bancos foram adquiridos e realmente faz parte do projeto a colocação desses bancos, mas, a empresa só vai instalar os bancos quando realmente a última medição for liberada, são as duas coisas que faltam, o término do palco e a instalação dos bancos na praça”, disse o prefeito, que ressalta, “Acho que nos próximos três meses a gente vai ter a finalização de tudo e a instalação dos bancos na praça, falta muito pouco para terminar, o principal foi feito, o bom é que o carnaval e a festa italiana vão acontecer no palco novo”. Com isso o novo prazo de conclusão das obras está entre janeiro ou fevereiro de 2018.

Com a falta dos bancos, mães sentam no chão para acompanhar os filhos – Foto: Quiririm News

Apelo aos moradores:

Durante a entrevista, Ortiz Junior aproveitou para fazer um apelo aos moradores da Av. Cel. Marcondes de Mattos de Quiririm que tem em frente a suas casas canteiros ou banco/floreiras, muitas delas já danificadas por degradação do tempo ou por ação de pessoas.

Banco/Floreira danificado antes do término da obra – Foto: Quiririm News

Na praça Antônio Naldi, alguns postes já estão sem luminárias e lâmpadas – Foto: Quiririm News

“A gente acabou de trocar as plantas e flores dos canteiros. Queria fazer um apelo as pessoas que moram na frente desses canteiros, a gente teve uma estiagem muito grande no final do inverno e princípio da primavera, não custa nada jogar um baldezinho de água nos canteiros, custa nada, na frente da própria casa tirar o mato que cresceu. Esse zelo pelo canteiro, esse zelo pela revitalização da rua principal aqui do Distrito é um zelo de todos nós, não é que é área pública que o poder público que se vire, não é assim, a responsabilidade é de cada um. Eu canso de passar ali e to vendo o canteiro esturricado porque ninguém é capaz de jogar um balde d’água em cima do canteiro, o que que custa? Não consigo compreender muito, por isso faço esse apelo”.

O valor total do financiamento das obras de revitalização do Distrito de Quiririm chegam a R$ 3 milhões de reais.

 

Ouça o áudio da entrevista com o Prefeito Ortiz Junior no dia 10/10/2017:

 

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Um comentário para “Revitalização: Prefeito Ortiz Junior acredita concluir obras em janeiro de 2018”

  1. Dilson de J Gadioli

    Tempos atras fiz uma sugestao ao sr Prefeto para que delegasse a manutencao das floreiras as familias. Cada familia adotaria um floreira para cuidar voluntariamente sem custos para prefeitura. Gostaria de reiterar o pedido porque assim teremos responsaveis. Desde ja sou candidato a cuidar de uma delas.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *