Arte: divulgação

Tem início no próximo dia 24 de junho, em Taubaté, a “Semana Sangue Bom Marcela Nogarotto”. A campanha é para conscientizar e angariar doadores de sangue, de medula e órgãos, além do incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte e lazer alternativo e segurança no trânsito, afim de prevenir acidentes.

A  “Semana Sangue Bom Marcela Nogarotto” surgiu após a comoção que atingiu a cidade de Taubaté com a morte da ciclista Marcela Nogarotto, de 25 anos, que foi atropelada em junho de 2014. Enquanto Marcela esteve no hospital lutando pela vida, centenas de novos doadores de sangue surgiram na cidade afim de ajudá-la.



 

A campanha que vai até o dia 30 de junho. No dia 26 (domingo), acontece o passeio ciclístico em comemoração ao dia municipal do ciclista. A concentração do passeio será às 9h, na praça Santa Terezinha, centro. No dia 29 (quarta-feira), ponto alto da campanha, uma carreta móvel estacionada na Rua Pasqua S. Pastorelli, nº 30 (rua ao lado da Câmara Municipal de Taubaté), estará fazendo a coleta de sangue.

foto:

Marcela Nogarotto – Foto: Acervo família Nogarotto

“É difícil para um pai perder um filho ou filha querida, mas Deus está sempre ao nosso lado, fizemos a doação de órgãos e o nosso amigo vereador Noilton Ramos criou a Lei Semana Sangue Bom Marcela Nogarotto. Gostaríamos de pedir a todos que doem sangue, pois assim estaremos ajudando quem precisa”, disse Eduardo Dulci, pai de Marcela.

Com a baixa nas temperaturas, os estoques de sangue do Hemonúcleo de Taubaté sofrem também com as baixas nos números de doadores de sangue. “A Doação de sangue é um gesto humanitário, significativo para quem precisa, principalmente no período de inverno em que as doações caem até 50%”, destaca a assistente social do Hemonúcleo de Taubaté, Sonia Andrade.

Para doar é necessário:
– Não estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos, leite e seus derivados;
– Estar saudável e apresentar um documento oficial, original com foto;
– Ter mais de 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos; Jovens com 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal.

Condições mais específicas do candidato serão avaliadas  no Hemonúcleo durante a entrevista (Triagem). O Hemonúcleo Taubaté  fica na Rua Joaquim Távora, S/N, Centro. (Anexo ao Hospital Universitário de Taubaté). O horário de funcionamento é de Segunda a Sexta-feiras, das 07h30 às 14h30·

Leia também:

Vereador cria projeto em homenagem a ciclista Marcela Nogarotto

Mesmo com a mobilização de doadores jovem não resiste aos ferimentos

Clique aqui e veja todas as notícias mais recentes do Portal Quiririm News

  Divulgação 13400931_1112035305506093_1785007162_n

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *